sábado, 1 de setembro de 2012

A escola e os efeitos colaterais

Então que não passamos totalmente ilesos da tal adaptação escolar e nem mesmo desta novidade. Como era de se esperar ele está há dias com o nariz escorrendo. No final de semana passado tinha melhorado, no começo da semana estava bem, mas no meio da semana, voltou! Assim como a tosse seca. Ok, ele está convivendo com outras crianças e como o sistema imunológico não está formado, por estas eu já esperava.
 
O sono também desandou. Somada à novidade, eu estava de férias e ele estava com os horários mais folgados para dormir. Ia para a cama entre 21h e 21h30. Não passávamos tanto do horário, mas isso se refletia em toda uma rotina alterada. Férias. Eu me permiti. Mas a novidade bagunçou o sono mesmo dele. Passou a acordar várias vezes à noite, coisa que ele fez só quando voltei a trabalhar e depois quando desmamou. Ou seja, quando algo mudou radicalmente, ele bagunçou o sono. Então, como está na escola, sem ninguém conhecido, etc e tal, o sono virou uma bagunça. Arthur chega a acordar 4 vezes por noite e viva minhas olheiras que não param de crescer. Quando ele acorda uma ou duas vezes, eu me vanglorio. Confesso que já esperava esta alteração também, como já aconteceu outras vezes, era possível que acontece agora também. Um pouco de paciência e mais uns 15 dias e estará tudo normal. Assim espero.
 
Do efeito colateral que eu jamais esperava: ele, agora, só quer colo. Em casa, hoje, só queria colo. A avó me disse que de tarde, todos os dias, também está assim: colo, colo, colo. Difícil fazer as coisas em casa deste jeito. Vamos tentando contornar e alterar este novo comportamento. Dia 11 temos reunião escolar, e quero mencionar sobre isso. Percebi nos dias que fiquei na escola na fase de adaptação que a professora o carrega muito. E Arthur, desde que foi para o chão, prefere mil vezes o chão do que o colo. Mas agora ele só quer colo. Não sei o que fazer.
 
Entre as coisas muito boas está que ele diminuiu bastante de bater e que está comendo super bem. Tanto na escola quanto em casa. Em casa, aos finais de semana, estou procurando manter os horários da escola - salvo a hora de acordar. Arthur comeu lanche, almoçou e dormiu no mesmo horário que na escola. Assim mantenho uma mesma rotina em casa e na escola. E continuo torcendo pelo dia que ele vai ficar na escola sem chorar. Esta semana, na quinta-feira, quase conseguimos. Ele foi para o colo da professora, mas logo em seguida começou a chorar. Seguimos tentando, sem desistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário