terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dormiu sem fralda e...



Quando eu desfraldei o Arthur eu não fiz tudo de uma vez só não. Primeiro eu desfraldei de dia para depois, não sei quando, desfraldar de noite.

Há algum tempo venho avisando para ele (que está com 3 anos e meio completos) que iremos parar de usar a fralda de noite. Na escola, todos os amigos já dormem sem fralda. Não que isso fizesse alguma diferença, afinal acho que cada criança tem seu tempo e a fralda noturna do Arthur acordava ainda bastante cheia.

Mas com tantos avisos, em pleno domingo, ele me disse que queria dormir sem fralda. E então, resolvi topar a proposta que partiu do meu próprio filho. (Aliás, ele já dormia de dia - muitas horas até - sem fralda e sem escapes)

Eu vesti o pijama nele e programei o relógio para às 01h e às 04h da madrugada para ver se ele queria fazer xixi (aliás, ter que levantar de madrugada sempre foi minha maior preguiça, por isso adiei até agora esse tal desfralde noturno). Ele fez xixi antes de deitar, contamos histórias como sempre e ele dormiu (neste dia, inclusive me expulsou do quarto e disse que já era grande e dormiria sozinho sem a minha companhia como fazemos desde que ele nasceu).

No horário programado eu levantei e questionei se ele queria fazer xixi e ambas as vezes a resposta foi negativa. Quando eu levantei, às 6h, fui lá ver se ele queria fazer xixi e ele disse novamente que não - e permanecia sequinho! 

Passava das 7h quando ele levantou sozinho e cruzou comigo na sala, então foi sozinho no banheiro, levantou a tampa e fez um xixizão. Primeira noite superada sem sustos e sem problemas. Um sucesso total.

Não sabia se ele ia querer repetir a saga, mas perguntei ontem antes de irmos para a cama e ele insistiu que dormiria sem fralda. Foi pra cama, contei história, adormecemos (sim, a pessoa aqui estava mais cansada que ele e se bobear ainda pegou no sono primeiro). Pela madrugada mais duas vezes questionei se queria fazer xixi e ele negou. Às seis perguntei de novo e às sete quando ele levantou tinha escapado um pouquinho de xixi, que quando ele percebeu levantou e foi fazer no banheiro. Tudo dentro dos parâmetros, agora basta esperar que os outros dias sejam um sucesso também. Em uma semana pretendo parar de levantar de madrugada, mas vou manter a luz do banheiro acesa por mais tempo.

Ao que parece meu menino não é só mais resolvido que eu como também é mais independente! Resolveu, tá resolvido. E, juntos e aos poucos, vamos vencendo mais uma etapa do desenvolvimento dele.

2 comentários:

  1. Aqui aconteceu tudo junto, Didi. Quer dizer, por algumas semanas mantive a fralda noturna mas como ela sempre amanhecia sequinha resolvi tirar de uma vez. Ele bebe muita agua e faz muito xixi durante o dia mas nunca acordou a noite pra fazer, não. Espero que tudo continue tranquilo por ai x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nivs, minha questão foi essa: a fralda dele amanhece cheiona. Então, até ia esperar a fralda amanhecer seca, mas aí ele veio todo decidido. Na verdade, acho que ele cansou de me ouvir dizer que um dia ia dormir sem fralda e resolveu passar para a ação. risos. beijos

      Excluir