sexta-feira, 13 de abril de 2012

Culpa? Só se for de não sentir culpa

9 entre 10 blogs falam de culpa materna. 8 entre 10 matérias sobre "temas-tabus" (voltar ao trabalho, desmamar, parto, etc) falam da culpa materna.

O mundo parece se dividir entre as mães com muita culpa e as com pouca culpa. Mas como faz se eu não sinto culpa? Devo me sentir culpada por isso?

Não senti culpa nenhuma de desmamar meu filho aos nove meses, não sinto culpa nenhuma em deixar meu filho aos cuidados de outra pessoa (por enquanto, a avó, mas daqui um tempo será a escola) para que eu vá trabalhar, não sinto culpa em usar fraldas descartáveis ou em dar comida de potinho industrializada. Sou a melhor mãe que posso e, certamente, a melhor mãe que o Arthur precisa. Vou me martirizar porquê?

Já tem tantas coisas no mundo que me abalam, me martirizam, me entristescem, que eu não preciso de mais um motivo para me sentir mal. Aliás, motivo que me deixa tão bem e tão pra cima que é o meu filho, que ele de forma alguma precisa ser motivo para que eu me sinta culpada.

A medicina evoluiu, a vida ficou moderna e prática e antes (bem antes, aliás) de ele nascer eu já trabalhava, já estudava, já fazia um monte de coisas e já era tantas outras que não preciso abdicar de tudo que eu era antes para me tornar mãe. Para mim, ser mãe dele e ser a mãe que sou para ele é fruto de todas as coisas que vi, vivi e senti. Por que, então, abandoná-las? Claro que não abro mão de algumas crenças e posturas como não dar doces - dar somente após os 2 anos -, nem refrigerantes e nem açúcar, mas Arthur é livre: anda descalço, coloca quase tudo na boa - tem limites, claro - vai na piscina, já nadou no mar, pisa na grama, na areia ou no chão sem drama. Tem hora para dormir e para se alimentar, come muitas frutas e comida feita em casa, quando sai partimos para a praticidade da comida de potinho sem drama e nem peso na consciência. E, assim, vivemos harmoniosamente, felizes e sem culpas.

Um comentário:

  1. Didi,
    Penso tão parecido que escrevi sobre isso no MMqD! há um tempo atrás:

    http://minhamaequedisse.com/2012/03/a-culpa-nao-e-minha/

    Um beijo

    ResponderExcluir