segunda-feira, 24 de setembro de 2012

1 ano e meio (18 meses)

Como o tempo passa rápido. Um ano e meio. Será que com esta idade posso declaradamente começar os preparativos para o aniversário de dois anos?

Nas últimas semanas, ele tem se desenvolvido mais. No último mês, algumas novas palavras se incorporaram em seu vocabulário como o chachorro que faz aul (assim com L no final e monossilábico e a sem repetição comum das outras crianças e do nosso tatibitati de todos os dias) e o Tutu, que ele fala desbragadamente.

Com a escola, a tal coisa de bater diminuiu muito. Mesmo. Tem dia que ele passa sem bater. Mas também comecei a perceber que ele já entendeu o que é bater, então não bate mais só quando está descontrolado; bate querendo bater mesmo. Continuamos com a mesma tática, com ou sem lágrimas durante o castigo. Tá, mentira, é sempre com lágrimas mesmo, mas continuamos.

Pela primeira vez, no último mês, ficou doente. Teve febre, muita tosse, manha e falta de apetite. Mas por isso eu já esperava por causa da escola. Faltou uns dias e tudo bem.

E hoje, pela primeira vez, deixei ele sem chorar na escola. Chegou animado, mas depois que entrou me agarrou. Ficou claramente dividido entre brincar com os amigos e ficar comigo. Foi para o chão, mas me seguiu até o banheiro para eu assoar o nariz. Voltamos para a sala e, então, a professora veio com um pião. E este menino simplesmente ama um pião. Nem ligou mais para mim e eu saí. Certamente chorou quando notou minha falta, mas deve ter ficado bem como todos os dias. Para mim, já foi uma vitória - mesmo que uma vitória meio enganada, mas eu gostei.

Depois que entrou na escola, também entrou numas de que não pode ver ninguém dar tchau. É só dar tchau que ele gruda em quem quer que for. E não deixa ir embora. E não larga. E não sai do colo. Será que é normal?

Outra coisa que tem demonstrado independência claramente é em relação  às necessidades. Ao que parece, já percebe claramente que está fazendo xixi. Geralmente para e coloca a mão na fralda. Isso quando não imita com a boca os puns que acabou de soltar. Por enquanto, é engraçadinho, mas quero só ver onde vai parar. Chegou, há alguns dias atrás, até a se rebelar contra a fralda. Mas agora normalizou. Será que meu menino será rapidamente desfraldado?

Enfim, um ano e meio se passou e continuamos vendo o tempo passar ali, bem na nossa frente ora fazendo birra, ora fazendo graça.


2 comentários:

  1. Parabéns. Mês que vem é o meu que chega a essa idade.
    Beijos nossos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nívea. Vê-lo crescer é cada dia mais delícia. beijos

      Excluir