sexta-feira, 21 de junho de 2013

#PROTESTOMATERNO

Filho,

Há cerca de 10 dias o Brasil decidiu ir para as ruas e exigir mudanças. Os atos começaram com um movimento chamado PasseLivre, que a mamãe já conhece há uns 10 anos e que eu acho que começou em Florianópolis e está se espalhando pelas maiores cidades do Brasil após o aumento das passagens do transporte público.

Depois de alguns atos e passeatas, a violência policial reprimiu o movimento de forma muito agressiva e todas as pessoas resolveram que iam apoiar o movimento porque não era justo bater nas pessoas daquele jeito principalmente porque a reivindicação era justa. E então, a sociedade toda se juntou e foi para a rua com eles para apoiar os atos, engrossar a manifestação e mudar o Brasil.

E então filho, muitas cidades pararam. As marchas viraram notícia 24 horas por dia nas tevês e rádios, viraram capa de jornal e notícia nas revistas, viraram diversas brincadeiras e seriedades nas redes sociais e fez muita gente se manifestar.

No Brasil, Arthur, fazia muitos anos que as pessoas não protestavam de forma conjunta por um ideal e por um País melhor e isso foi muito lindo e deixou sua mãe muito feliz e orgulhosa e esperançosa de que seu futuro possa ser melhor. E então, o que era uma bandeira pelo transporte público mais barato virou diversas causas importantes para fazer do Brasil, o nosso país justo e igualitário. Um país sério e de verdade como eu sempre sonhei para mim e, agora e principalmente sonho para você.

No ato em que parou a cidade, noticiou-se 24 horas e foi sem violência e pouco vandalismo a mamãe queria ter participado, mas não consegui porque tenho você para cuidar, mas servi de apoio aos amigos que foram à manifestação para dizer que rota era melhor pegar, como ir, etc e tal.

E apesar de muita gente achar que esse movimento começou só por 20 centavos eu te digo: não foi! As pessoas foram para rua porque querem um Brasil melhor, porque não aceitaram os gastos abusivos com a Copa do Mundo que acontece o ano que vem, porque querem ser respeitados e cansaram de corrupção e impunidade. Os brasileiros cansaram de ficar parados esperando por um Governo que conserte tudo e resolva todos os problemas e exigem atenção e solução. Exigem discutir os gastos públicos, participarem ativamente da política para juntos construirmos um lugar melhor para viver, com saúde, educação, transporte de qualidade, investimentos públicos e não gastos em estádios superfaturados que não necessitavam de reforma ou construção. Queremos um país livre, democrático e justo.

Como eu sempre acreditei que o mundo pode ser melhor e tento, a meu modo, fazer desse mundo um lugar mais justo e igual para todos achei esse movimento lindo e histórico. E como você só tem 2 anos e não vai se lembrar disso assim como eu era muito pequena quando aconteceram as Diretas Já! e eu não lembro, torço que você possa colher bons frutos das manifestações que tem acontecido diariamente pelo Brasil assim como eu pude viver em uma democracia com escolha por voto secreto graças ao movimento das Diretas Já! e como também pude ver, embora lembre vagamente, o impeachment de um presidente que roubou o País e muita gente.

Brasileiros, estou orgulhosas de vocês e, mais que isso, agradecida pelo que tem feito mesmo que eu tenha participado remotamente eu quero dizer para vocês: Vão para as ruas! Continuem! Não desistam! Eu quero viver nesse país que está em revolução e em construção porque eu acredito que podemos transformar a sociedade. Em nome do meu filho eu agradeço ternamente: Obrigada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário