segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Menino do tempo

Uma das primeiras coisas que o Arthur fala depois que acorda é se está sol. E mesmo quando não tem, é ao astro rei que ele se refere.Hoje, por exemplo, saindo da garagem de casa ele me disse: Mãe, hoje num tem sol. E eu repeti afirmativamente e completando: É filho, não tem sol, hoje está chovendo.

E então ele fica nessa de repetir e eu reafirmar e acrescentar uma informação. Então, ele me disse: Tem uva, mãe? E eu disse: É filho. Olha quanta nuvem no céu. Ele repete: uita uvem! E então fica, de sua cadeirinha, me chamando: Olha, mãe, u-vem. E quando tem sol, ele fica: Olha, mãe, tem sol.

Dizer a ele que vou abrir a janela do quarto, logo cedo, para ver se está sol também é uma eficiente forma de fazê-lo despertar. E então, ele levanta e vai olhar para a janela como quem constata se tem sol ou não.

Ontem choveu muito e, a cada novo toró, lá ia ele para a porta da varanda só para ver a chuva cair lá fora: Olha, mãe, u-va. Constatava o menino, que ao mesmo tempo que falava gesticulava com braços e mãos para demonstrar como a chuva caia do céu.

E toda vez que venta, ele me diz: Tá fio, hoje mãe. Como se qualquer vento representasse frio. E ainda tem uma fixação pela lua. Toda noite ele pede para ir lá fora, 'vê ua.' E quando não dá para ver a lua, por causa das nuvens, ele diz: Hoje não tem ua, uita uvem.

E assim seguimos com o menino do tempo todo interessado no céu, nos seus astros e nas condições climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário