segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O que eu queria te dizer

"Não se afobe não, que nada é pra já"

Como todas as crianças de sua idade - e até as maiores - você tem pressa de viver e corre muito, o tempo todo. Como se assim você pudesse viver mais, alcançar o tempo ou competir com ele. Você tem pressa (ou seria urgência?).

Te observando ontem, na festa de seu primo, eu vi como você tem sede pela vida. Você corre, você pula, você grita e se expande como se pudesse ter o tamanho, a intensidade e a velocidade do tempo e da vida. Ali te olhando todo afoito, querendo brincar em todos os brinquedos, indo e voltando sem parar eu fiquei com vontade de te dizer: - Calma, filho. Não precisa correr e nem ter pressa.

Mas eu não disse. Primeiro porque, naquele exato momento, uma rede me separava de você, que brincava na piscina de bolinhas e tentava escalar o escorregador; segundo porque você não entenderia que para viver é preciso calma e que para desfrutar a vida, precisamos de serenidade.

Eu fiquei ali pensando e te observando com toda sua vontade de aproveitar cada minuto porque ele vai embora. Você ainda nem sabe que o tempo é veloz e não compreende a dimensão dele, mas parece querer fazer o melhor proveito dele em cada segundo que o vive.

Sei que os anos te darão uma visão diferente do tempo, meu filho, mas ao mesmo tempo entendo que um minuto, para você que tem 2 anos e meio, representa uma grande parcela da sua vida. Por isso, eu queria te dizer que às vezes é importante sim engolir os minutos porque eles passam e não voltam nunca mais, mas espero que você também saiba e aprenda a viver as coisas com calma, serenidade e tranquilidade.

Não tem receita para lidar com o tempo, Arthur, então eu espero que você saiba alternar entre os momentos em que precisa absorver o tempo com toda a voracidade que alguns acontecimentos merecem com os momentos em que o tempo deve ser calmamente tragado e apreciado.

Use, enfim, o tempo com moderação porque a vida não gasta, o que desgasta são nossas ansiedades e expectativas. Use, sim, a seu favor e não como seu inimigo porque ele é forte e infalível. 

Foi isso que eu quis te dizer ontem, filho, mas não disse porque sabia que você não ia me entender com essa profundidade. Sendo assim, eu te escrevo essas palavras para que um dia, e no tempo certo, você seja capaz de compreender que o tempo pode ser bom ou ruim, só depende de como você vai encará-lo.

2 comentários:

  1. Tempo...letárgico veneno... arrasta a vida,Didi, e um dia.... quando agente olha ....ele se foi...o tempo...o nosso pequeno Arthur, tão afoito, tão menino, tão amado...curta você esse tempo do Arthur, porque passa, filha...voa... e só ficam fotos, lembranças e saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Mamys, que tenho aproveitado meu menino e registrado tudo para que as lembranças sejam sempre suaves e doces. beijos

      Excluir