terça-feira, 24 de julho de 2012

16 meses ou 1 ano e 4

Os 16 meses chegaram mais rápido que os 15 - ou impressão? Será que a quantidade de tarefas no trabalho e o trabalho exacerbado não me fizeram perceber a passagem dos dias?

O fato é que ele está fazendo, hoje, 16 meses. E desde os 15 ele está bastante manhoso e birrento. Se joga no chão, chora, esperneia e bate. E joga as coisas que estão em volta bem longe. Foi um mês bem difícil e com muitos ataques de fúria, mas ainda estamos tentando entender qual é a melhor maneira de lidar com estas situações. Às vezes, o deixamos no chão chorando e esperneando, às vezes tentamos contê-lo e quase sempre o repreendemos por tentar bater e repetimos que tem que fazer carinho.

Neste último mês, 3 dentes simplesmente vieram JUNTOS à tona o que o deixa ainda mais irritado. São 3 molares superiores e agora somamos 6 dentes. Estes molares estão nascendo bem rápido e são bem grandes - aliás, mamãe e papai tem dentes grandes, então ele tem a quem puxar.

Aprendeu com a dinda a fazer o sinal da cruz, o nosso em nome do pai (mas na verdade só faz o sinal da cruz pela metade, mas é lindinho ver ele colocar a mãozinha na testa - ou na cabeça às vezes - e depois no peito quando perguntamos como faz em nome do pai?) e a responder neném quando eu pergunto: O que o Arthur é da mamãe?

Está aprendendo a dar beijo nas pessoas, mas prefere beijar bichos de pelúcias, animais e crianças. Ele dá beijinho em toda criança, mas com adultos ainda é bastante seletivo - nem a mãe costuma ganhar beijos sempre que pede.

A fala não evoluiu para além do mamã e neném, mas a birra por todas as coisas que apontam tem cescido esponencialmente: ele quer tudo e a gente não entende nada, para desespero de ambas as partes. Enquanto ele grita/esperneia apontando ficamos tentando adivinhar o que ele realmente quer. Até desistirmos ou então encontrarmos o que ele realmente quer e está fora do seu alcance.

Nas últimas semanas, a alimentação dele piorou muito para meu desespero de mãe de criança magra, mas vamos torcendo para que os dentes nasçam logo e ele melhore em tudo: nas birras, nas manhas e, claro, na alimentação.

Que venham os 17!

Nenhum comentário:

Postar um comentário