quinta-feira, 10 de julho de 2014

Mamãe com pós graduação

Não, não que eu já saiba tudo de maternidade. As vezes, na verdade, não entendo nem o que meu filho quer - principalmente se ele estiver de chupeta.

Mas o fato é que finalmente terminei a pós-graduação. Aliás, eu não sei se eu já reclamei aqui, mas o processo todo foi pior que meu parto e mais longo que minha gestação.

Comecei em 2009, pouco depois de casar e o objetivo era me formar em 2 anos, mas aí eu engravidei um ano depois e um semestre antes de acabar tranquei. O plano era permanecer com a pós trancada por um ano- que era o prazo máximo, mas seis meses depois fecharam o curso e não falaram nada.

A princípio - e sem notícias - esperei mais seis meses sem notícia e nada. A angústia começou a apertar e nada de informação se o curso ia voltar e se eu ia conseguir concluir. E eu fiquei perdida mais um bom tempo até que decidi processar a PUC/Cogeae por ter finalizado o curso sem comunicação e pedia para conseguir me formar. Perdi e recorri. Perdi de novo e tive que voltar em outra área da especialização para concluir. 

Mais seis meses de aulas de jornalismo político e monografia (que ficou de lado porque aí não dava) e pedi prorrogação do prazo por mais 3 meses e desde março oscilo entre muito empenhada e muito relapsa em relação a monografia, que finalizei aos trancos e barrancos. Foram muitas noites estudando até meia noite e tantos outros planos adiados, inclusive reduzi a pesquisa porque não me sentia capaz principalmente por causa do prazo e de como eu lidava com ele. Afinal, sou mãe e não abri mão de nenhum final de semana com meu filho e nenhum feriado sem ele para estudar.

Certo ou errado eu não sei. O fato é que mil vezes me arrependi de não ter me empenhado mais e ter me dedicado mais. Cheguei a pedir renúncia do cargo de mãe em dois feriados, mas como ninguém aceitou meu filho objetivamente eu desisti e fiquei com ele fazendo a monografia quando dava e, especialmente, se dava! E assim foi. Afinal, eu já tinha mudado de monografia antes mesmo de retornar ao curso; reduzir foi só mais uma estratégia para realmente conseguir me formar.

Na segunda-feira tive a banca. Se um dos integrantes da banca me questionou e deu tempo e oportunidade para tratarmos do tempo, a outra me esculachou e se pegou no formato da monografia e ficou incomodada por não ter o formato de tese (sendo especialização e não mestrado a minha formação). Enfim, apesar de tudo deu certo e eu me formei com nota nove! O que me surpreendeu de certa forma!

Enfim, formada depois desta longa jornada, que por enquanto acaba aqui. Tenho sim vontade de fazer um mestrado, mas pretendo fazê-lo daqui dois anos para que eu consiga fazer com que o Arthur entenda mais o processo, o que por enquanto não funciona na prática. Ele até entende se eu digo que preciso disso ou daquilo, mas respeitar que eu preciso é ainda muito difícil para ele. Por isso, acho que o próximo passo para os estudos pode esperar mais um tempinho.

Por enquanto vou trabalhando o resultado da pós com algumas divulgações pontuais e uma última correção que fiquei de fazer para atender normas de Abnt e outras tantas colocações que fizeram na banca.

E até o mestrado avisa tenho um tempo livre e outro pra curtir meu menino sem ter que pensar em monografia ou projetos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário