quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Rotina, cadê você?

Férias são férias em qualquer lugar do mundo e para qualquer idade. Mamãe e papai tiraram férias e a rotina também foi passear, então passamos 20 dias em casa com a cria, que não tinha mais tantos horários assim. Principalmente para dormir.

Não ter horários é quase um exagero meu, mas deixa assim. Para que entendam eu explico: não ter horários era permitir que o Arthur jantasse lás pelas 19h, tomasse a mamadeira lá pelas 21h e fosse para a cama lá pelas 22h30. Eu me permiti assistir novela, permiti não termos horários rígidos, permiti ele derrubar o cesto de brinquedos todo no chão depois das 20h e ir para cama depois das 22h. Permiti que ele acordasse só depois que o sono acabasse e permiti que ele dormisse de tarde quanto tempo quisesse (isso eu sempre faço, mas tudo bem).

E então eu voltei a trabalhar e não pude mais permitir que ele acordasse só quando o sono acabasse porque tinha hora para sair. E então começamos a travar uma luta grande para que ele acordasse, permitisse ser trocado, me permitisse lhe dar a mamadeira e permitisse ser conduzido ao carro.

E, então, as aulas voltaram e ele teve que começar acordar um pouco mais cedo ainda - coisa de 20 minutos, 30 minutos, mas tem dado um trabalho danado. Não acorda nem abrindo a janela e ligando o rádio, nem com barulho, nem com chamados. E acordar não é nada. Porque depois de acordar tem que trocar, dar mamadeira e sair de casa.

Mas isso não é nada perto da luta que travamos para DORMIR. Quem disse que ele quer ir para a cama às 21h? 20h30, então, nem se fala. 

Na terça-feira estava chato de sono e cansaço. Chorando por tudo. Um verdadeiro barril de pólvora. Fomos para o quarto escuro como sempre às 20h45 e ele se acalmou. Mas dormir é outra história. Então me enrolou de tudo que é jeito. Falou da mão, do pé, do au-au no pijama, do dodói que faz quando ele enrosca o pé no berço, chamou vovó, vovô, papai e titias, brincou com a chupeta, pediu tetê e tomou tudo, e brincou com a mamadeira vazia, e enrolou até que dormiu às 21h20. Nossa. Uma luta. E eu assisti minha novela em paz comendo lasanha.

Achei que tinha sido ruim, mas ontem foi muito pior. Coloquei-o na cama às 20h30. E ele estava quieto no berço e a casa em total silêncio quando tocou a campainha. Saímos os dois e fomos atender. Era a tia e ele aproveitou para pedir colo, pedir chão, derrubar o cesto de brinquedos, zanzar. Voltamos para a cama em menos de 10 minutos. Ele ficou quieto, mas com olhão aberto. Eram 22h e nada dele dormir. E nada dele ceder. Eu, morrendo de fome, peguei ele e fui até o drivetrhu mais próximo numa dupla tentativa: eu ia comer e ele, com o passeio de carro, dormir. Me enganei. Eu até comi é verdade, mas ele não dormiu. Cheguei em casa e desisti. Sério. Não dava mais. Já tinha tido um dia difícil no trabalho, estava com fome, cansada, entreguei os pontos. Deixei ele brincar e fui comer. Sentei 15 minutos no sofá e me deixei descansar. Eram mais de 23h quando coloquei ele na cama e ele lá com os olhões abertos. Avisei que já era tarde e que não ia ficar com ele e para ele tratar de dormir. Saí do quarto e antes de chegar na porta ele já estava sentado no berço. Voltei, pedi para ele deitar e dormir. E dormiu.

Agora, cadê a rotina que foi saiu de férias e não volta mais? Como faz para a criança voltar a dormir no horário?

PS- descobri hoje de manhã que o figura tinha dormido no final do dia ontem e, por isso, não tinha sono. Acabei de ligar e vetar sono depois das 17h. Ou então mando ele de volta para que alguém assuma o controle porque eu não aguento.

2 comentários:

  1. ahahhahahahahaa Calma, Didi, logo mais ela volta... é que ela ainda tá de férias!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando acaba as férias, Ju? Se bem que ontem ele foi para cama às 21h20 e dormiu logo - até assisti a novela! Acho que tenho que ir com calma, sabe? Depois das férias colocar ele na cama às 20h30 é muito cedo. Vou tentar reduzir o horário aos poucos.

      Excluir