terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sobre a soneca da tarde

Sábado eu acordei com cólica. De intensidade mediana, mas incomodando. Estava calor para piorar. Piorar, eu digo, porque cólica para mim é sinônimo de cama, chá quente e cobertas, mas estava calor. Eu estava sem luz em casa desde o dia anterior às 17h e às 8h da manhã a previsão é que a energia retornasse às 6h - é, àquela altura eu não tinha mais previsão.

Para completar, eu tenho um filho que não quer mais dormir de tarde e eu tinha um churrasco para ir de tarde. Eu dei comida para meu filho, que quase não comeu, e ele queria brincar, mas eu queria cama.

Preparei meu chá - é, apesar do calor - e me dirigi ao meu quarto contando para o Arthur que a mamãe estava dodói e pedindo que ele se deitasse na cama comigo. Ele foi e me viu puxar as cobertas - é, apesar do calor - e quis saber o que eu estava tomando. Eu mostrei e ofereci a ele, mas ele recusou. Apesar do calor e da hora ele se deitou comigo e fez carinho em mim, mas em pouco tempo se levantou e saiu do quarto.

Com silêncio na casa eu quis saber onde ele estava e ele me falou que estava no berço. Eu fiscalizei e ele estava mesmo deitado no berço, então voltei para a cama e fiquei lá um tempo tentando achar uma posição enquanto ouvia meu filho bater as pernas no colchão. Quando finalmente me ajeitei percebi também que não havia mais barulho e fui até o quarto conferir e o menino estava dormindo. Assim, na tranquilidade daquela tarde de calor. Puxei a janela para ficar escurinho e aproveitei para dormir também para a cólica passar.

E desde então fiquei pensando que talvez o segredo da volta da soneca da tarde aos finais de semana lá em casa seja justamente colocar ele no berço. Porque ele sempre dormiu de tarde no colo, no sofá, quando caía de exaustão ou pedia para dormir. No entanto, nos últimos tempos ele não tem caído de exaustão, aliás tem ficado cada vez mais resistente e com a mãe ali, sempre ao alcance, é muito mais legal sugerir uma brincadeira que seguir para a soneca. Principalmente porque quando ele enjoa da mãe já é logo o horário que o pai chega e as novidades se renovam em casa.

Com essa luz que surge ao fim do túnel, espero conseguir re-estabelecer a ordem lá em casa. Minha paciência e minha sanidade mental agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário