quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Remoto controle

Lá em casa Arthur assiste tevê. Na casa da avó o acesso à tevê e a computadores/tablets é maior e mais recorrente (poderia até dizer sem restrição), mas casa de avó (embora ele fique lá todos os dias) sempre tem outro ritmo e outra rotina.

Lá em casa, as coisas tem regras. Arthur assiste tevê aos finais de semana pela manhã quando solicita ou quando está realmente muito chato. Como eu raramente sento para assistir algo junto com ele, em casa ele também raramente pára para assistir. Geralmente o que acontece mesmo é de a tevê estar ligada no DVD que ele pediu, mas eu e ele estamos pela casa realizando nossas tarefas como dar ordem na bagunça, guardar roupas, lavar ou secar roupas, lavar ou guardar louças, arrumar a cama e etc. Ele costumeiramente fica atrás de mim ou então brincando com suas coisas. De tarde ou de noite raramente ele pode assistir tevê ou brincar com eletrônicos aos finais de semana. Varia muito da situação, mas é bem raro mesmo. 

Já nos dias de semana é proibido. Regra minha obedecida pelo marido. E o Arthur já sabe. Quando, vez em nunca, ele pede para assistir é prontamente informado sobre ser dia de semana e ser de noite e que não pode.

Não sei realmente se ele entende já que na casa da avó sempre pode - de dia ou de noite, de segunda a segunda - mas o fato é que ele reclama muito pouco.

Confesso ter épocas que ele é muito mais telespectador. Ultimamente, estamos em uma baixa. A tevê quase não tem sido ligada e solicitada, o que eu adoro. Temos sim brincado mais e passeado mais. Gostamos de ir na praça no final do dia ou no parque pela manhã. E ele, como bom rueiro que é, não tem reclamado não. Pelo contrário, ele tem aprendido a pedir menos tevê e mais para passear.

Como eu não sou muito de tevê, espero que ele seja também menos de tevê e mais de música ou de rua porque acho mesmo assistir tevê algo meio chato e parado demais. Acho ainda e principalmente que regras nunca são demais quando tratam do controle e da rotina que queremos impor. Ou alguém aí discorda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário