domingo, 26 de agosto de 2012

1 ano e 5 meses

Com a saga da adaptação escolar, acabei nem escrevendo sobre o mêsversário do Arthur, que foi na sexta-feira. Pois bem, Arthur completou 1 ano e 5 meses e continua tão sapeca quanto antes.
 
Este mês, ele resolveu soltar a língua e já começa a tentar dizer o que dizemos, mas nem sempre consegue. Às vezes, o som soa parecido, às vezes, saem apenas um grunhido com mais ou menos a mesma intonação ou, ainda, com a mesma quantidade de sílabas. Está fofo e engraçado isso.
 
Com a língua solta começou a chamar vovó e vovô, titia e, finalmente, papai, que sai como papá. E é só falar que algum objeto não pode mexer porque é do papai que ele sai repetindo, infinitamente, papá, papá, papá e enche a boca pra falar - a coisa mais linda. Também fala ovo e uva e, nesta semana, começou a falar um mamã que mais parecia mamão. Aí repetia para ele: mamã ou mamão e ele soltava ora mamã ora mamão, conforme sua própria escolha. Fofo! (Tá, tá, corujices, entendi!)
 
Quer escalar tudo e continua um rebelde quando leva nãos. Bate, briga, chora, se joga, esperneia. Sério. Ou melhor, de tirar. Mas vamos indo. Como anda batendo MUITO, mesmo. Resolvemos mudar a tática. Falar calmamente que não pode bater, se repetir em seguida vai para o chão, sentado, de castigo, até ficar calmo. Acalmou, avisa o motivo do castigo (porque bateu na mamãe, porque bateu na vovó, etc), abraça e repete que não pode bater. Já melhorou, mas continuamos na luta.
 
Com o indicador dentro da boca, mostra como se escovam os dentes. Com a língua de fora e arfando, mostra como se faz o cachorro. Responde xixi em tom tímido quando perguntamos o que o pipi do Arthur faz. E, agora, caminhamos a passos largos para um ano e meio. Um ano e meio, gente. Isso é de assustar! Mas bora lá para mais um mês de fofuras, birras, manhas e aprendizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário