quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fotos, fotos e um montão de fotos

Atire a primeira pedra comentário a mãe que não encarnou a fotógrafa depois que o filho nasceu? Milhões de fotos por segundo. Para registrar os primeiro dias, o primeiro mês, o segundo, o terceiro e todos os outros, o banho, a mamada, a mamadeira, a papinha, sentado, engatinhando, fazendo careta, chorando, no mar, na piscina, no carrinho, de olho aberto, dormindo, com as visitas, enfim...

Eu sou como você, como esta que descrevi e como todas as outras: registra tudo o tempo todo. Ainda mais em tempos de tecnologia digital onde um clique não é necessariamente uma foto e uma foto pode não ser nada mais que alguns bites a mais no computador além de vários pixels e muitos back-ups. Eu salvo tudo, guardo tudo, arquivo tudo.

Só que além disso, eu imprimo muito. Na licença maternidade costumava fotografar mais e imprimir mais também. Por mês ia lá imprimir umas 20 fotos selecionadas com muito custo, carinho e critério. Porque eu até fotografo tudo, mas costumo fazer uma seleção apurada para imprimir, né? Depois, comecei a juntar e imprimo a cada 50 fotos em média a cada três meses.

Eu não sei dizer quantas fotos eu já tirei nestes dois anos, um mês e 22 dias. Mas sei que em períodos em que eu não estava satisfeita com tudo (e principalmente com a minha maternagem e o que era ligado à ela) o número de fotos caía sensivelmente. Um exemplo foi na minha volta ao trabalho, que foi antecipada, então eu não tenho foto dos seis meses do Arthur. Como a princípio ia emendar minhas férias e tudo mudou de uma semana para outra eu me desesperei, surtei, fiquei mal e enfrentamos diversas dificuldades; então não temos fotos. As poucas fotos que tenho foi minha irmã quem tirou na festa de casamento de uma amiga e deve ser, no máximo, 3 fotos.

Eu também sou do tipo que presenteia com fotos. Afinal se eu detenho o direito do uso da imagem da criança (risos) e o direito autoral das fotos (até parece!), nada mais justo do que cedê-los de vez em quando. Então não é raro que familiares próximos recebam fotos do Arthur de presente. Às vezes, o mimo vai acompanhado do porta-retrato. Foi assim logo depois que ele nasceu, com as fotos do batizado (que eu não tirei, mas contratei a Sharon e ela fez tão belamente que distribui como regalo depois do batizado) e com outras que de vez em quando seleciono e distribuo ao meu bel prazer.

No aniversário de dois anos dele, resolvi me inspirar na ideia do Pinterest e fazer um painel de fotos formando o número 2. Selecionei as fotos e imprimi mais um catatau. Depois fui colocar a mão na massa. Mas eram tantas fotos, mas tantas fotos que eu tinha selecionado que acabei tendo que fazer 2 painéis de foto e excluindo cerca de 8 fotos que não cabiam no painel e não dava para fazer outro. Ficou simplesmente lindo! E o painel ainda ficou pendurado na minha sala por quase um mês até que fui desmontando e deixei lá aquele monte de fotos aguardando organização.

Esta semana deixei de enrolar, comprei mais dois álbuns de foto (porque o outro que tinha já estava cheio e ainda tinha mais de 100 para organizar) e coloquei a mão na massa. Deu um trabalho de 2 horas, mas agora está tudo em ordem e lindo e eu cheia de orgulho da organização e das fotos impressas. E você acha que só eu gosto? Que nada! Tem um menininho lá em casa que não pode ver um álbum que tira da estante e fica lá folheando e dizendo quem é quem. Pelo menos, no futuro as fotos já tem dono garantido. Afinal, me diz: tem coisa melhor do que ver foto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário