terça-feira, 21 de maio de 2013

Vamos encarar o desfralde!

Ao que tudo indica, Arthur está mesmo pronto para tirar a fralda. Providenciamos o penico aqui para casa, já que o outro está na casa da vovó (lembra?).

No começo ele não ligou e o penico ficou lá, no banheiro. No entanto, semana passada a faxineira veio e o penico ficou para fora do banheiro - quase na porta, quase no corredor (se é que posso chamar alguma coisa de corredor nesta casinha) e escondido atrás do sofá (ainda bem!). E despertou o interesse dele. Na sexta-feira, depois que voltou da escola quis sentar. Abaixou as calças, tirou a fralda e sentou. Zanzou pelado até que sentou de novo e FEZ XIXI!

Fizemos a maior festa. Palmas, parabéns, cumprimentos, dancinha, beijos e abraços. Se era incentivo que ele precisava, ganhou. Em dose dupla: mamãe e papai. E foi um xixizão.

Sábado e domingo ele pediu e sentou no penico várias vezes, mas nada de xixi. Só muita enrolação e drama para ficar de fralda, mas xixi mesmo, nada.

Na segunda-feira, a cena se repetiu. Cheguei e ele fez xixi várias vezes: sentava lá fazia um pouco, me mostrava e derrubava no vaso sanitário como o pai tinha feito. Como tinha chegado tarde em casa, soube que ele já tinha feito outro xixi.

Hoje, quando cheguei em casa, ele estava de calça, mas sem fralda. Já tinha feito xixi no penico e fez mais um pouquinho. Todo serelepe.

Amanhã viajo de novo a trabalho; rumo ao Tocantins. Só volto na sexta-feira de noite e teremos também um final de semana agitado, o que está me obrigando a adiar a retirada de fralda, mas o feriado me aguarda e vamos começar oficialmente o desfralde sem fraldas. 

Ele já mostrou que está pronto, só eu que não tenho certeza de estar, mas não vou mais adiar. Vou encarar porque parece (e só parece) que não vai ser tão difícil. Não acho que vai ser fácil, mas vamos adiante. Semana que vem vou conversar na escola e combinar com a avó. O jeito vai ser montar a força-tarefa e incentivar o menino, que está todo prosa para usar o 'ito' (penico).

2 comentários:

  1. Sabe que eu não sei nem por onde começar, Didi? Mas esse mês vou comprar as fraldas pull-ups e um penico e bem devagar, ver se ele se anima.
    Um beijo e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nivs, todo mundo diz que é para esperar a vontade/iniciativa da criança. E é o que eu estou fazendo. Acho ainda que é muito cedo, mas ele me mostra constantemente que está pronto e não quero adiar/ignorar e acabar causando um problema para ele só porque eu não sei como fazer.
      Também compraremos essas fraldas a partir de agora para facilitar ainda mais e tentar fugir da sujeirada total. Vamos tentar, afinal não temos medo de voltar atrás caso seja necessário.
      Acho que ir aos poucos é o melhor e sentir ele.
      Beijos e obrigada!

      Excluir